Pequeno histórico de Toledo:
Agroindústria de Toledo e do Oeste nasceu com projeto de colonização
* Luiz Alberto M. da Costa
O território de Toledo e região, até Laranjeiras do Sul, pertenceu ao Paraguai até 1870 e inicialmente era explorado por catadores de erva-mate do país vizinho. Com a tomada do atual Extremo-Oeste do Paraná pelo Império Brasileiro, na Guerra do Paraguai, a região foi anexada.
Acabou, depois, sendo entregue aos ingleses em pagamento pela construção da ferrovia Sorocaba (SP) - Viamão (RS). Passou então a chamar-se Fazenda Britânia.
Em seguida, a área que abrange Toledo, Marechal Cândido Rondon e outros municípios próximos foi vendida à empresa Mate Laranjeiras, da Argentina. Ela passou a explorar a erva-mate e madeiras nobres da floresta que cobria o território, como araucária e cedro.
Os troncos eram amarrados e formavam grandes balsas para serem levados a Buenos Aires. Desciam através dos Rios Paraná e da Plata, a partir do Porto Britânia, no hoje município de Pato Bragado, abaixo das Sete Quedas.
Gaúchos de Porto Alegre criaram a Colonizadora Maripá nos anos 40 e adquiriram o território, com a finalidade de ocupar definitivamente a região. A iniciativa privada desenvolveu um arrojado e muito bem planejado projeto de reforma agrária.
Para começar, toda a área foi dividida em lotes de 10 e 20 alqueires ou de 24 e 48 hectares. Como não admitia a venda de mais de um lote por agricultor, impediu a formação de latifúndios na região.
Os candidatos foram selecionados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dando-se preferência a descendentes de imigrantes italianos e alemães.
A escolha não se deu por acaso, pois eles herdavam conhecimentos do continente europeu, em termos de tecnologia agrícola, diversificação da produção, consorciação da lavoura à pecuária e processo de agroindustrialização.
A primeira caravana de colonizadores chegou a Toledo em 27 de março de 1946, depois de um mês de viagem, abrindo picadas na mata fechada, desde São Marcos, na Serra Gaúcha.
O grupo acampou nas margens do Rio Toledo, que recebeu este nome, a exemplo da cidade, porque naquele local morava um espanhol conhecido por Toledo e que abrigava os viajantes.
O forte da colonização se estendeu até os anos 50, com o município sendo criado em 14 de novembro de 1951. A instalação oficial ou emancipação formal, com posse dos primeiros prefeito e vereadores, ocorreu em 14 de dezembro de 1952, juntamente com Cascavel, Francisco Beltrão e outras cidades do Oeste, Sudoeste e Centro-Oeste do Paraná.
Graças à seleção inicial dos colonizadores, foi viabilizada uma agropecuária forte e diversificada no município e região.
Os agricultores já dominavam a moderna tecnologia da mecanização agrícola e tinham tradição na criação de suínos, aves e gado leiteiro, viabilizando a implantação da agroindústria que fez o progresso de Toledo e do Oeste do Paraná.
* O autor é jornalista, poeta e escrito.
E-mail: costaassessoria@adslcertto.com.br
Toledo, PR, 12-12-06
domingo, 17 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário