domingo, 17 de maio de 2009

Amor por Toledo

Por que amo tanto Toledo!

* Luiz Alberto M. da Costa

O amor é único. A amada é sempre insubstituível e incomparável. Seja uma mulher ou uma cidade. Mais ainda quando amamos o que idealizamos há muito tempo e nosso amor é correspondido. Não importa se tenha 15, 30, 40 ou 56 anos de idade.
Assim é Toledo para quem ama a cidade. Em quem amamos de verdade, não vemos defeitos. Amor não se explica e nem se justifica, mas é bom falar de quem ou do que amamos. Faz bem aos sentimentos e à alma.
Alimenta a paixão e faz com que cresça mais ainda. Não fosse assim não existiria a poesia. Falar ou lembrar de quem amamos é também amar. Se possível, todos os dias, com as palavras certas, mais doces e sonoras para relatar o que sentimos e descrever a quem amamos.
Da mulher amada, falamos de cabelos macios, pele aveludada, voz suave, do perfume, do olhar, do abraço, do corpo, do beijo, da saudade e tudo mais que o amor inspira e motiva.
De Toledo também temos tantas ou mais coisas bonitas e marcantes para falar. Começando pela paisagem apaixonante do Parque Ecológico Diva Paim Barth, adornada por muitas atrações e animada por gente bonita e alegre.
A integração do lago municipal com a cidade e seu povo, de manhã, à tarde ou à noite, expressa identidade única. Nem Curitiba com seus tantos e belos parque oferece visão tão acolhedora.
Somente Gramado, na Serra Gaúcha, possui algo parecido, o Lago Negro, igualmente central e bonito, mas só uma de suas margens está aberta à cidade.
De qualquer ponto ao seu redor, dá gosto e orgulho admirar nosso lago municipal. Faz bem ao corpo e ao espírito parar um momento, ficar em silêncio e tentar lembrar onde já viu paisagem tão espetacular e familiar.
Não há nada parecido registrado em nossa memória, com certeza, por mais viajados que sejamos.
São idosos caminhando com calma, com a paciência que só a idade propicia. Jovens vestindo roupas coloridas, andando apressados, correndo e se exercitando. Outros namorando, conversando, comendo cachorro-quente.
Crianças sentadas na grama. Adultos tomando chimarrão em cadeiras de praia. Em toda essa gente, coisas em comum, como rostos alegres, brilho no olhar e visível sensação de bem-estar.
Isso só existe, assim de forma generalizada, onde as pessoas realmente se sentem bem, entre amigos e em casa, integradas ao ambiente e à paisagem.
A propósito, que outro shopping-center da região deu tão certo como o nosso Panambi? É que só ele está em Toledo e no lago municipal. Isso tudo sem falar em Aquário Municipal e Parque das Aves.
Assim como a mulher amada, Toledo se torna mais linda e mais especial a cada dia. Quem não se entusiasma com a imagem de cidade de 1º mundo da Avenida Parigot de Souza revitalizada?
Há muitas cidades planejadas na região, todas com ruas e avenidas largas e retas, algumas agora também com lagos, mas, com todo o respeito, nenhuma se compara a Toledo. Nós somos diferentes e melhores.
Somos o maior produtor agropecuário do Sul do País, a 10ª maior economia do Paraná, um dos maiores índices de emprego formal do Estado, temos qualidade de vida e nossa renda per capita é uma das mais expressivas do Brasil.
Ainda assim, nos preocupamos em implantar restaurantes populares para oferecer alimentação saudável e balanceada aos trabalhadores por apenas R$ 1,50 a refeição.
Cidades universitárias há muitas, mas só nós temos a descontração, a alegria e a agitação saudável das turminhas de estudantes em lanchonetes e barzinhos próximos aos campi, dando um tempo às aulas da Fasul, PUCPR, Unipar, UTFPR e Unioeste.
Logo, logo, teremos também o campus próprio da UTFPR. Aliás, nessa conquista repetimos a façanha da vitória na disputa pelo campus da PUCPR, para nossa satisfação e despeito de vizinhos.
E nosso Teatro Municipal? Quem tem ambiente climatizado e suntuoso igual para exibir sua cultura? O mesmo ocorre com nosso Centro de Eventos e Convenções Ismael Sperafico, nossos antigos e novos acessos.
A propósito, uma dica: sair no clarear do dia em direção a Cascavel, na rodovia duplicada, ou Marechal Cândido Rondon, em outra bonita estrada, e admirar a nossa paisagem rural. É deslumbrante.
E a nossa Festa Nacional do Porco Assado no Rolete e tantos outros eventos gastronômicos, nossos suínos, nossos frangos, nossas grandes e pequenas indústrias, nosso Paço Municipal, nossas meninas da GR, nossa Catedral Cristo Rei, nossos pesque-pague, nossa hospitalidade, quem tem algo equivalente? Ninguém, é claro.
Por essas e tantas outras, é que Toledo é cidade única. Em coração apaixonado, como sabemos, não há espaço para dois amores.

* O autor é jornalista, escritor e poeta toledano.
E-mail: costaassessoria@adslcertto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário